Notícias de saúde

Congresso Promulga Emenda que Garante Mais Verba para Saúde

BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso promulgou nesta quarta-feira a proposta de emenda constitucional (PEC) que vincula recursos da União, Estados e municípios para a saúde.

De acordo com a PEC, a União será obrigada a investir em saúde, no ano 2000, 5 por cento a mais do que em 1999, quando o valor destinado chegou a 20,3 bilhões de reais. Com isso, estima-se um reforço de cerca de 1 bilhão de reais para a saúde.

Entre 2001 e 2004, o valor aplicado no ano anterior deverá ser corrigido pelo percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o ministro da Saúde, José Serra, os recursos da PEC da Saúde serão aplicados em todos os programas do governo, mas em especial na manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta prevê ainda que os Estados e o Distrito Federal apliquem, em 2004, 12 por cento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em ações de saúde.

Até lá, Estados e municípios ficam obrigados, pela medida, a aumentar gradativamente seus orçamentos de Saúde a partir de 2001. A meta dos municípios e do Distrito Federal para 2004 é aplicar em saúde 15% da arrecadação com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto sobre Serviços), entre outros.

Segundo levantamento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), baseado em dados de 1998, apenas 5 unidades da Federação aplicam mais que 12 por cento da receita em saúde (Acre, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Distrito Federal).

Isso quer dizer que os outros Estados terão de aumentar seus gastos em saúde para se adequar à medida.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários