Notícias de saúde

Nicotina Pode Causar Dependência em Poucos Dias, Diz Estudo

LONDRES (Reuters) - A dependência causada pela nicotina pode começar poucos dias depois que se inicia a fumar apenas alguns cigarros, informou uma publicação médica na terça-feira, contrariando a idéia de que o processo é gradual.

"Os primeiros sintomas da dependência da nicotina podem aparecer dentro de poucos dias ou semanas depois do uso ocasional, geralmente antes de se tornar um hábito", afirmaram pesquisadores da Universidade de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, na revista Tobacco Control.

Essa pesquisa se contrapõe ao "modelo popularizado de desenvolvimento da dependência da nicotina, que sustenta que os jovens progridem do primeiro cigarro para o uso ocasional e depois para a manutenção de um acentuado e crescente uso diário, resultando por fim em dependência", declararam os pesquisadores.

O estudo, realizado em 1998 com cerca de 700 adolescentes entre 12 e 13 anos de idade de sete escolas de Massachusetts, mostrou que 95 estudantes poderiam ser descritos como fumantes mensais, pois fumavam pelo menos um cigarro por mês.

Desses 95 fumantes mensais, um em cada cinco registrou sintomas de dependência de nicotina em quatro semanas após começar a fumar, e 16 fumantes apresentaram sintomas em duas semanas, informou à Reuters Joseph DiFranza, integrante da equipe de pesquisadores.

Ao todo, 60 entre os 95 que fumavam pelo menos um cigarro por mês relataram um ou mais sintomas de dependência causada pela nicotina.

Entre os 60 fumantes, 37 sentiram os primeiros sintomas de dependência antes de começar a fumar diariamente ou começaram a fumar todos os dias apenas depois de se tornarem dependentes.

Segundo os pesquisadores, os experimentos em ratos mostraram que o número de receptores de nicotina no cérebro aumentou rapidamente, depois da segunda dose de nicotina, criando um mecanismo para o rápido desenvolvimento da dependência.

Os pesquisadores também afirmaram existir três grupos de dependentes de nicotina. Os grupos podem ser descritos como de surgimento rápido, lento e resistentes à dependência.

O fumo foi associado a diversas doenças como câncer de pulmão e asma. O tumor de pulmão é o tipo mais comum de câncer no mundo e é extremamente mortal.

A Sociedade Americana do Câncer estima que 164 mil norte-americanos terão diagnóstico de câncer este ano e 156 mil morrerão em consequência da doença.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários