Notícias de saúde

Depois de um Cigarro, Cérebro de Fumante Pede Mais

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Fumar um simples cigarro pode deixar uma impressão duradoura no centro de prazer do cérebro sensibilizando para adição à nicotina, mostram novos estudos.

O trabalho sugere que as primeiras observações sobre aos efeitos precoces da nicotina podem levar a terapias com drogas para ajudar fumantes a parar.

No cérebro, a nicotina usa mecanismos similares aos envolvidos na aprendizagem e na memória para deixar uma "memória" de nicotina no "centro de recompensa" do cérebro, conforme pesquisadores da Universidade de Chicago, em Illinois. A memória diz basicamente: "Nicotina é bom."

Os pesquisadores usaram tecido cerebral de ratos para descobrir o caminho que a nicotina faz para levar à dependência.

Fazendo isso, identificaram receptores específicos de nicotina que podem ser alvos potenciais para terapias com drogas que ataquem o vício, disse à Reuters Health, Daniel S.McGehee.

As descobertas do estudo foram publicadas na edição de agosto da revista Neuron.

Os cientistas sabiam que a nicotina dispara uma liberação do hormônio dopamina que causa bem-estar. Conforme McGehee, a pesquisa mostra que mesmo pequenas quantidades de nicotina criam uma "excitação de longa duração" nas conexões entre as células cerebrais que produzem dopamina. As células são então sensibilizadas a reagir à próxima exposição à nicotina com grande impulso de dopamina.

Conforme McGehee, a nicotina parece atacar um receptor específico nas células produtoras de dopamina. Ele informa que uma droga que bloqueie esses receptores pode ajudar os fumantes a acabar com o hábito. Enquanto todas as drogas que causam dependência afetam os níveis de dopamina, o processo identificado neste estudo parece ser único para nicotina.

"É uma tragédia que cigarros sejam um sistema fácil para distribuição de nicotina", disse McGehee.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários