Notícias de saúde

A Dependência de um Único Cigarro

Novo estudo mostra que a nicotina pode viciar muito rapidamente, especialmente entre os adolescentes.

Quando começam a fumar, os adolescente podem se tornar viciados muito mais rápido do que os adultos. Este é um dos resultados de um estudo feito pela Universidade de Massachusets, nos Estados Unidos.

O autor do estudo, Joseph DiFranza, disse no encontro anual da Sociedade para a Pesquisa sobre Nicotina e Tabaco que “o vício em nicotina ocorre nos adolescentes muito mais rapidamente do que pensávamos ser possível”.

O pesquisador e sua equipe apresentaram um questionário de dez perguntas a 681 adolescentes a cada quatro meses. Depois, eles avaliaram a existência de sintomas de dependência – como dificuldade de parar de fumar, por exemplo – entre os adolescentes que já haviam atingido o estágio de fumar um cigarro pelo menos uma vez por mês.

Dos 95 adolescentes que relataram fumar pelo menos uma vez por mês, 16 apresentaram sintomas de dependência duas semanas depois de terem começado a fumar e 21, quatro semanas depois.

Estudos anteriores feitos com adultos mostraram que a dependência de nicotina não ocorre entre os mais velhos até que eles comecem a fumar uma média de meio maço de cigarros por dia.

Nos adolescentes, no entanto, a dependência ocorre muito mais rapidamente, antes do fumo se tornar realmente um hábito. “O estudo provou que a dependência pode começar antes de o adolescente fumar apenas um cigarro por dia”, disse DiFranza.

O psicólogo paulistano Fernando Falabella Tavares de Lima, especialista em dependência química, diz que a nicotina tem que ser encarada como uma droga. “As conseqüências psicológicas da nicotina são menores que a de outras drogas – ninguém mata outra pessoa por estar sob o efeito dela – mas as conseqüências orgânicas são muito sérias”, diz ele. “Para algumas pessoas, deixar de fumar pode ser tão difícil quanto largar a heroína”.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários