Notícias de saúde

Jovens com doenças intestinais correm mais risco de sofrerem fraturas ósseas, diz estudo

10 de maio de 2010 (Bibliomed). Uma equipe de cientistas dos Hospitais Universitários de Genebra e Laussane, na Suíça, demonstrou que jovens com doenças inflamatórias intestinais têm menor massa óssea e pior arquitetura óssea, comparados com pessoas da mesma idade sem essas doenças, aumentando seus riscos de fraturas.

Em apresentação no Congresso Mundial sobre Osteoporose - realizado neste mês -, os pesquisadores destacaram que as doenças inflamatórias intestinais, incluindo colite ulcerativa e doença de Crohn, "quando aparecem durante a infância e adolescência, comprometem o pico de aquisição de massa óssea". Segundo eles, isso ocorre devido a uma variedade de fatores, incluindo a má absorção de nutrientes - como cálcio, vitamina D e proteína - por causa do intestino prejudicado, e o tratamento com medicações glucocorticoides.

A análise de 107 jovens pacientes com doença inflamatória intestinal e 389 jovens saudáveis indicou que o maior risco de fraturas entre os pacientes durante o crescimento ocorre não apenas por causa de sua menor densidade mineral óssea, mas também devido a mudanças na microarquitetura do tecido ósseo trabecular. Esse tecido - também conhecido como esponjoso - é a parte menos densa e rígida do osso, que tipicamente ocorre no final dos ossos longos, próximo às articulações e dentro da coluna vertebral.

Baseados nos resultados, os especialistas defendem que os médicos que tratam das doenças inflamatórias intestinais incluam medidas de prevenção a fraturas ósseas nos cuidados a esses pacientes, incluindo ingestão ideal de cálcio e vitamina D através de dieta ou suplementos. Além disso, os pacientes devem ser encorajados a serem fisicamente ativos para combater a obesidade e fortalecer ossos e músculos.

Fonte: Osteoporosis International. Suplemento 1. Maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários