Notícias de saúde

Composto do brócolis pode ser nova esperança contra o câncer, sugere estudo

07 de maio de 2010 (Bibliomed). Um composto encontrado no brócolis age sobre as células que alimentam o crescimento de tumores, podendo dar origem a novas abordagens para a prevenção do câncer, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Clinical Cancer Research. De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, as células tronco tumorais são em pequeno número, mas são chave para a recorrência e a disseminação do câncer.

Em testes com ratos com câncer de mama, os cientistas descobriram que o composto sulforafano pode prevenir o crescimento de novos tumores e matar as células tronco tumorais. Os resultados indicaram uma redução dessas células doentes nos ratos que foram injetados com o composto, com efeitos mínimos para as células normais. E outros testes em laboratório mostraram os mesmos efeitos em culturas de células humanas com câncer de mama.

"O sulforafano foi estudado anteriormente em relação a seus efeitos sobre o câncer, mas este estudo mostra que seu benefício é em inibir as células tronco de câncer de mama", destacou o pesquisador Duxin Sun. "Essa nova evidência sugere o potencial do sulforafano ou extrato de brócolis para prevenir ou tratar o câncer, visando as importantes células tronco tumorais", acrescentou o especialista.

Fonte: Clinical Cancer Research. Maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários