Notícias de saúde

Brócolis associado a alimentos picantes tem maior efeito anti-câncer

19 de setembro de 2011 (Bibliomed).  Brócolis combinado com alimentos picantes que contenham a enzima mirosinase aumenta significativamente o poder desse alimento, que, naturalmente, já tem propriedades anticancerígenas.

Além de garantir mais sabor, “apimentar” o brócolis garante a melhor absorção dos compostos do vegetal, que passa a acontecer na parte superior do sistema digestivo, aumentando os benefícios à saúde.

"Para obter este efeito, apimente seu brócolis com brotos de brócolis, mostarda, rabanete ou wasabi. Quanto mais picante, melhor," diz a Dra. Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, responsável pelo estudo.

Análise sanguínea de voluntários que se alimentaram com brotos de brócolis frescos picantes mostrou que é possível encontrar compostos bioativos apenas 30 minutos após a refeição. Esses compostos atingiram a maior concentração em cerca de três horas.

“Para prepara o brócolis mantendo suas propriedades deve-se cozinhá-lo levemente, de 2 a 3 minutos”, ensina Dra. Jeffery. "No entanto, este estudo mostra que, mesmo que o brócolis seja cozido demais, você ainda pode aumentar seus benefícios juntando-o com outro alimento que contenha mirosinase".

A mirosinase é a enzima necessária para formar o sulforafano, o componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o câncer. Há alimentos que podem aumentar os benefícios do brócolis, se forem colocados juntos: rabanete, repolho, rúcula, agrião e couve de Bruxelas.

Fonte: Diário da Saúde, 15 de setembro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários