Notícias de saúde

Suplemento de zinco na gravidez pode proteger bebês contra a diarreia, diz pesquisa

12 de abril de 2010 (Bibliomed). Milhões de crianças - principalmente em países em desenvolvimento - sofrem de diarreia, condição que pode ser fatal. Porém um novo estudo publicado no Journal of Pediatrics indica que nesses países, onde a deficiência de zinco é mais comum, a administração de suplementos do nutriente em gestantes pode ajudar a reduzir as taxas de doenças relacionadas à diarreia entre os bebês.

De acordo com os autores do estudo, a Organização Mundial de Saúde já recomendava a suplementação de zinco em combinação com a re-hidratação no tratamento de diarreia aguda, mas pouco ainda se sabia sobre o uso do nutriente na gestação como forma de prevenção para o bebê.

A nova pesquisa envolveu mais de 400 gestantes peruanas que foram divididas em dois grupos: um com mulheres que tomaram suplemento diário com 15mg de zinco, 60mg de ferro e 250 microgramas de ácido fólico durante a gravidez; e outro com as gestantes que tomaram suplemento parecido, mas sem o zinco. E, acompanhando 420 bebês, os pesquisadores observaram que aqueles cujas mães haviam tomado zinco na gestação tiveram menos dias de diarreia e eram menos propensos a ter um surto de diarreia que durasse mais de uma semana.

Os resultados indicaram que 80% das crianças de seis meses a um ano tiveram pelo menos uma crise de diarreia. Entretanto, aqueles cujas mães haviam tomado o suplemento de zinco na gestação tiveram o problema em apenas 6% dos dias observados, enquanto os outros tiveram diarreia em 8% dos dias. Além disso, essas crianças teriam 34% menos chances de terem um episódio de diarreia que durasse mais de uma semana ou de ter muco nas fezes - sinal de diarreia mais grave -, comparados aos filhos de mulheres que não haviam tomado zinco na gestação. Outro benefício do uso de zinco observado foi a redução dos casos de escabiose - mais conhecido como sarna.

“A doença relacionada à diarreia é uma das principais causas de morte globalmente”, destacou a pesquisadora Laura E. Caulfield, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos EUA. “Nosso estudo apoia a melhoria da nutrição pré-natal com zinco, especialmente em populações subnutridas e com recursos escassos, como forma de proteger os bebês contra a doença relacionada à diarreia”. No entanto, os especialistas destacam que mais estudos são necessários, principalmente para saber as razões dessa proteção.

Fonte: Journal of Pediatrics. 15 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários