Notícias de saúde

A acupuntura pode ajudar a aliviar os fogachos da terapia hormonal

05 de janeiro de 2010 (Bibliomed). Segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos, uma em cada oito mulheres irá desenvolver câncer de mama em sua vida. O tratamento habitual para o câncer da mama envolve quimioterapia e cinco anos de terapia hormonal, o que, muitas vezes, provoca efeitos colaterais desagradáveis, tais como fogachos (ondas de calor), suores noturnos, e diminuição da libido. Estes efeitos secundários do tratamento do câncer de mama diminuem significativamente a qualidade de vida de uma mulher, podendo levar a que algumas mulheres interrompam o tratamento.

Um estudo do Henry Ford Hospital de Detroit, nos Estados Unidos, e publicado na revista Journal of Clinical Oncology ,buscou avaliar se a acupuntura poderia aliviar os sintomas decorrentes da terapia hormonal nas pacientes com câncer. Já foi demonstrado que a a acupuntura é capaz de reduzir os fogachos em mulheres na menopausa, mas os pesquisadores dizem que este é o primeiro estudo a comparar a acupuntura com o tratamento com medicamentos para aliviar os sintomas de fogachos em pacientes com câncer de mama.

Na pesquisa, cinqüenta pacientes com câncer de mama foram distribuídos aleatoriamente para receber tratamento de acupuntura ou medicamento por 12 semanas. O primeiro grupo recebeu tratamentos de acupuntura, duas vezes por semana durante as primeiras quatro semanas e depois acupuntura uma vez por semana durante as restantes oito semanas.

O grupo de medicamentos recebeu 37,5 miligramas de venlafaxina, um atidepressivo, a cada noite durante a primeira semana e depois 75 miligramas por noite durante as 11 semanas restantes .
Todos os participantes suspenderam o tratamento após 12 semanas e mantiveram um diário para registrar o número e a severidade das ondas de calor.

Ambos os grupos apresentaram um declínio de 50% nas ondas de calor e nos sintomas de depressão, mas o tratamento com acupuntura parece ter efeitos mais duradouros com menos efeitos colaterais. Além disso, o grupo da venlafaxina relatou 18 casos de efeitos colaterais, incluindo náuseas, boca seca, tonturas e ansiedade.

Fonte: Journal of Clinical Oncology, Dec. 28, 2009 . Publicação antecipada online.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários