Notícias de saúde

Índices de cesariana são assustadores no Brasil, alertam especialistas

28 de julho de 2009 (Bibliomed). Os índices de partos cesariana no Brasil, hoje, estão em torno de 85%, quando o índice tolerável deve ficar em torno de 30% a 40%, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM). Preocupados com o número excessivo de cesarianas no país, os especialistas do CFM anunciam um projeto para melhorar a assistência obstétrica e incentivar o parto normal.

Uma tentativa nesse sentido foi feita no final da década de 90, quando foi lançada a campanha "Natural é Parto Normal", que, segundo o Coordenador da Comissão do CFM, José Fernando Vinagre, não conseguiu sensibilizar o setor privado. O que se espera agora é que o conjunto de medidas propostas seja capaz de aumentar os índices de partos normais no setor privado.

O projeto envolve ginecologistas, obstetras e pediatras, além de diferentes profissionais de saúde e as operadoras e hospitais. E baseia-se na autonomia da mulher sobre seu corpo. "Essa autonomia deve ser respeitada: a mulher tem o direito de escolher uma cesariana ou um parto normal", destaca o médico.

Entre os treze pontos do projeto, estão o sistema de atenção ao parto, que, segundo os especialistas, atualmente deixa insatisfeitos os obstetras, as operadoras, as autoridades de saúde e muitas mulheres; a qualificação da assistência médica necessária à gestante; e o acesso da gestante ao seu médico ou ao serviço institucional que oferece assistência a todo ciclo grávido-puerperal, incluindo ações de prevenção e promoção de saúde.

O coordenador da Comissão afirma ainda que essas medidas visam, "daqui em diante, reverter essa situação, agindo em diferentes frentes, pois a opção pela cesariana vem historicamente crescendo ao longo dos anos."

Fonte: Paz Comunicação/ Conselho Federal de Medicina. Press release. 23 de julho de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários