Notícias de saúde

Dia mundial da luta contra o câncer – A informação faz a diferença na prevenção e detecção precoce

08 de abril de 2009 (Bibliomed). Nesta quarta-feira, em ocasião ao dia mundial da luta contra o câncer, especialistas destacam a importância da informação para a prevenção e detecção precoce de uma das principais causas de morte no mundo. Segundo a psico-oncologista Luciana Holtz, ao estarmos bem informados, podemos deixar a passividade e assumir um papel mais ativo diante da nossa saúde.

“Ao se informar sobre a prevenção e detecção precoce do câncer, como adotar hábitos saudáveis de vida e realizar periodicamente os exames de rotina, o indivíduo já estará dando o primeiro passo para se conscientizar sobre a doença. Ao compreender a importância desses cuidados, o paciente poderá adotar um estilo de vida saudável e harmonioso, se comprometendo, assim, com a sua própria saúde”, explica a especialista.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença permanece sendo umas das principais causas de morte no mundo, e, até o final de 2009, serão aproximadamente 500 mil novos casos em todo o país. E, por causa do papel do estilo de vida na doença, se torna ainda mais importante a informação para a prevenção do câncer.

Especialistas destacam que hábitos como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, fazer exercícios regularmente e se alimentar adequadamente – priorizando os vegetais e grãos integrais podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver a doença. E a realização de exames periódicos de check-up é essencial para detectar o possível câncer em estágios iniciais, facilitando o tratamento.

Por isso, a psico-oncologista destaca a importância do dia mundial da luta contra o câncer para a conscientização da população. “O câncer, na maioria dos casos, é uma doença que pode ser evitada com mudanças de hábitos de vida. Vale destacar que cada pessoa deve se conscientizar do seu papel e do que ele pode fazer por ele mesmo”, finaliza.

Fonte: Oncoguia. 07 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários