Notícias de saúde

Celular causa congestão nasal, revela estudo

Por Ian Mason

FLORENÇA (Reuters Health) - O uso do telefone celular causa um aumento mensurável na temperatura da pele e "entupimento do nariz", informaram pesquisadores participantes do Congresso Mundial de Saúde do Pulmão e do 10o. Congresso Anual da Sociedade Européia de Respiração na sexta-feira.

De acordo com Paolo Paredi, do Instituto Nacional do Coração e Pulmão, em Londres, sua pesquisa seguiu a especulação crescente sobre a influência potencial do campo eletromagnético da radiofrequência no bem-estar humano.

"O uso de telefone celular tem sido associado a dores de cabeça, ao aumento da pressão e a danos cerebrais", disse Paredi. "Pessoas expostas a microondas de energia de intensidade muito baixa, como as emitidas pelo celular, relatam ouvir sons, como zumbidos, cliques e tons. Também há relatos de dor de cabeça, sensação de queimadura na pele, fadiga e orelhas quentes", acrescentou.

A possibilidade de que algumas das ações biológicas dos celulares possam ser consequência do aumento da temperatura do tecido levou Paredi e Peter Barnes a medir a temperatura da pele do rosto de 30 pessoas durante uma conversa de 30 minutos, com modelos de telefone celular disponíveis no mercado.

"Verificamos um aumento significativo na temperatura depois de apenas dois minutos de conversa e um aumento máximo de 2,3 graus centígrados depois de 6 minutos", disse Paredi.

"A temperatura retornou aos níveis normais em três minutos depois de finalizada a conversa ao telefone. As mudanças na temperatura da pele foram reproduzidas e estiveram presentes em todos as pessoas estudadas", segundo Paredi.

"Essas mudanças não foram verificadas quando um fone de ouvido foi usado para evitar a exposição direta ao campo eletromagnético", afirmou o pesquisador.

Paredi também verificou que a resistência nasal aumentou na narina do lado em que foi usado o telefone. "Entendemos que o fato é consequência da dilatação das artérias e veias no nariz causado pelo aumento da temperatura", disse o especialista.

"Essa hipótese foi confirmada pelo aumento moderado nos níveis de óxido nítrico nasal, um gás que causa suave relaxamento muscular e vasodilatação", disse. "O aumento da resistência nasal pode contribuir para a sensação de nariz obstruído que a maioria dos voluntários sentiu durante a conversa ao telefone."

Para Paredi e seus colegas, são necessários estudos adicionais para examinar os efeitos a longo prazo do uso dos telefones celulares.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários