Notícias de saúde

Laticínios são melhores que suplementos de cálcio para saúde óssea, diz estudo

30 de abril de 2009 (Bibliomed). O consumo de laticínios, como queijos e iogurtes, é melhor para a saúde óssea do que tomar suplementos de carbonato de cálcio, segundo estudo americano publicado recentemente no Journal of Bone and Mineral Research. Segundo os pesquisadores, os produtos derivados do leite também podem ser boa fonte de cálcio em períodos de insuficiência do mineral no organismo.

No estudo, foram avaliados 300 ratos que, por dez semanas, receberam todos os nutrientes que precisavam, mas metade recebeu laticínios como fonte de cálcio e a outra metade teve carbonato de cálcio – principal forma do mineral usado em alimentos fortificados com cálcio e suplementos.

E essas análises revelaram que os ossos dos animais alimentados com leite não-gorduroso (ou desnatado) eram mais longos, mais amplos, mais densos e fortes do que os ossos de ratos que tinham a dieta com carbonato de cálcio. “Descobrimos que essas medidas foram mais de 8% maiores naqueles que tiveram o leite em lugar do carbonato de cálcio”, declarou o pesquisador Connie Weaver, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

Fonte: Journal of Bone and Mineral Research. Abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários