Notícias de saúde

Estar acima do peso é tão perigoso quanto fumar dez cigarros por dia, diz estudo

26 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Adolescentes que estão acima do peso ideal podem ter o mesmo risco de morte na idade adulta que pessoas que fumam mais de dez cigarros por dia, segundo pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia. Os especialistas chegaram à intrigante conclusão após a análise das causas de morte de quase 46 mil homens que fizeram o alistamento obrigatório para o exército no país.

Todos os participantes tiveram o índice de massa corporal (IMC – que mede o peso em relação à altura) calculado e reportaram o hábito de fumar aos 18 anos de idade. E os pesquisadores os acompanharam por, em média, 38 anos, registrando um total de 2897 mortes.

As análises indicaram que, comparados com os adolescentes de peso normal, aqueles que apresentavam sobrepeso aos 18 anos de idade tinham um aumento de 33% no risco de morte prematura, enquanto o fato de ser obeso mais que dobrava as chances de morrer. E estar abaixo do peso não aumentaria o risco, a não ser que o caso fosse grave – IMC menor do que 17.

Em relação ao hábito de fumar, o risco médio de morte prematura seria de 54% para os fumantes leves. E, para aqueles que fumavam em excesso, o risco seria similar ao apresentado pelos participantes obesos.


Baseados nos resultados, os especialistas concluíram que “a obesidade e o sobrepeso seriam tão perigosos quanto o tabagismo pesado e o leve, respectivamente”. “A epidemia global de obesidade e o tabagismo entre adolescentes continuam sendo importantes alvos para a intensificação de iniciativas de saúde pública”, escreveram os autores.

Fonte: British Medical Journal. 24 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários