Notícias de saúde
26  de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Adolescentes  que estão acima do peso ideal podem ter o mesmo risco de morte na idade adulta  que pessoas que fumam mais de dez cigarros por dia, segundo pesquisadores do  Instituto Karolinska, na Suécia. Os especialistas chegaram à intrigante  conclusão após a análise das causas de morte de quase 46 mil homens que fizeram  o alistamento obrigatório para o exército no país.
  
Todos os  participantes tiveram o índice de massa corporal (IMC – que mede o peso em  relação à altura) calculado e reportaram o hábito de fumar aos 18 anos de  idade. E os pesquisadores os acompanharam por, em média, 38 anos, registrando  um total de 2897 mortes.
As análises  indicaram que, comparados com os adolescentes de peso normal, aqueles que  apresentavam sobrepeso aos 18 anos de idade tinham um aumento de 33% no risco  de morte prematura, enquanto o fato de ser obeso mais que dobrava as chances de  morrer. E estar abaixo do peso não aumentaria o risco, a não ser que o caso  fosse grave – IMC menor do que 17.
Em relação ao  hábito de fumar, o risco médio de morte prematura seria de 54% para os fumantes  leves. E, para aqueles que fumavam em excesso, o risco seria similar ao apresentado  pelos participantes obesos.
Baseados nos  resultados, os especialistas concluíram que “a obesidade e o sobrepeso seriam  tão perigosos quanto o tabagismo pesado e o leve, respectivamente”. “A epidemia  global de obesidade e o tabagismo entre adolescentes continuam sendo  importantes alvos para a intensificação de iniciativas de saúde pública”,  escreveram os autores. 
Fonte: British  Medical Journal. 24 de fevereiro de 2009.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
Veja também