Notícias de saúde

Especialista recomenda muita água e alimentos leves no carnaval

20 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). O feriado de carnaval é marcado por muita alegria e, algumas vezes, por abusos. Por isso, os médicos destacam a importância de as pessoas não descuidarem da saúde nesse período. “Para aproveitar os quatro dias de festa é preciso beber bastante água para hidratar o corpo, comer alimentos leves e de fácil digestão, como as frutas, e também ingerir suplementos que podem garantir a disposição no carnaval”, recomenda o naturopata Marcos Beraldo.

Em primeiro lugar, é importante tomar cuidados com o consumo de álcool, alternando a ingestão de bebidas alcoólicas com água na mesma proporção. “A água evitará a enxaqueca, que é ocasionada quando o fígado fica sobrecarregado pela bebida alcoólica e requer que o sistema nervoso central doe água para esse órgão”, explica o especialista.

Além disso, o consumo de dois litros de água por dia, assim como frutas e verduras – que são ricas em água – é importante para prevenir a desidratação, comum nos dias de carnaval. Segundo Beraldo, sintomas comuns de desidratação são dores de cabeça, fraqueza e desconforto renal ou hepático; e, nesses casos, pode ser ingerido soro caseiro – uma colher (chá) de açúcar e uma pitada de sal diluídos em um copo de água.

Quanto à alimentação, o naturopata indica seguir um certo planejamento nutricional, consumindo alimentos leves, mas que fornecem energia suficiente para pular o carnaval.

“A dica para uma boa alimentação é 60% de reguladores, como frutas e verduras; 20% de proteínas, encontradas nas carnes (preferencialmente as brancas) e nos laticínios, entre outros; e 20% de carboidratos, encontrados principalmente nas massas”, ensina.

Fonte: Expressa Comunicação. Press release. 19 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários