Notícias de saúde

Fumar maconha aumenta os riscos de câncer nos testículos, diz estudo

10 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista especializada Cancer indica que os fumantes de maconha têm um maior risco de desenvolver câncer nos testículos. Os resultados indicaram que aqueles que eram fumantes da droga no momento do diagnóstico tinham 70% mais chances de ter câncer de testículo.

Segundo os especialistas do Centro de Pesquisas Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, o risco seria particularmente elevado entre aqueles que fumavam a droga pelo menos uma vez por semana e naqueles que a usavam há muitos anos, desde a adolescência.

As análises indicaram que a associação com o uso da maconha poderia ser limitado ao câncer não-seminoma – tumores testiculares de rápido crescimento que tendem a afetar homens mais jovens, com idades entre 20 e 35 anos, e que representam 40% dos casos de câncer de testículo.

“O que os homens jovens devem saber é que, primeiro, nós sabemos muito pouco sobre as consequências de longo-prazo de fumar maconha, especialmente o de fumar excessivamente; e, segundo, nosso estudo oferece evidências de que o câncer testicular poderia ser uma das consequências adversas”, alertaram os especialistas.

Fonte: Cancer. 09 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários