Notícias de saúde

Diabéticos têm risco bem maior de desenvolver Alzheimer, indica estudo

29 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Os diabéticos têm um risco significativamente maior de desenvolver doença de Alzheimer e outras demências, segundo um importante estudo publicado na edição de janeiro da revista científica Diabetes. As análises de mais de 13 mil gêmeos indicou que os riscos de demência são ainda maiores se o início do diabetes ocorrer na meia-idade.

“Nossos resultados (…) destacam a necessidade de manter um estilo de vida saudável durante a idade adulta com o objetivo de reduzir o risco de demência mais tarde”, ressaltou a pesquisadora Margaret Gatz, líder do Estudo de Demência em Gêmeos Suecos.

Os resultados do estudo indicaram que desenvolver diabetes antes dos 65 anos corresponde a um aumento de 125% no risco de ter doença de Alzheimer mais tarde, independentemente de outros fatores, como o genético. “Gêmeos oferecem pares naturalmente combinados, os quais os potenciais fatores de confusão, como o genético e o ambiente na infância, podem ser removidos quando as comparações são feitas entre gêmeos”, destacaram especialistas.

Segundo os autores, as chances dos diabéticos terem a doença neurodegenerativa podem ser ainda maiores na vida real, pois é possível que os resultados estejam subestimados. Como o diabetes ocorre bem mais cedo do que a doença de Alzheimer, e é associado a alta mortalidade, muitos morrem antes de serem diagnosticados com a doença degenerativa.

Os autores não investigaram as razões dessa relação. Porém, em outro divulgado em abril, cujos resultados também apontaram para um maior risco de demência entre os diabéticos, os pesquisadores explicaram que "é possível que os problemas de insulina possam vir a danificar os vasos sanguíneos no cérebro, o que levaria a problemas de memória e à doença de Alzheimer”.

A solução apontada pelos especialistas é a escolha por um estilo de vida saudável que inclua bons níveis de atividades físicas, uma alimentação balanceada, parar de fumar e o controle glicêmico para pacientes diabéticos.

Fonte: EurekAlert. Public release. 27 de janeiro de 2009

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários