Notícias de saúde

Pessoas com enxaqueca têm mais problemas de sono, indica estudo

26 de agosto de 2008 (Bibliomed). Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos indicou uma associação entre enxaqueca e problemas de sono, independente da existência de sintomas de ansiedade e depressão, comuns em pessoas com enxaqueca.

Segundo os autores, diversos estudos associam enxaqueca e problemas de sono, mas atribuindo as razões a sintomas de ansiedade e depressão, que normalmente são apresentados por pessoas com as dores de cabeça. O novo estudo, porém, mostra que as dificuldades para dormir entre esses pacientes não podem ser explicadas apenas por esses sintomas.

Avaliando 221 pessoas que sofriam de distúrbios de ansiedade (41 com enxaqueca), e entrevistando 261 parentes de primeiro grau desses pacientes (39 com enxaqueca), os pesquisadores descobriram uma associação entre enxaqueca e o número de problemas de sono.

Pessoas com enxaqueca relataram ter significativamente mais problemas de sono no decorrer da vida, e mais dificuldades de sono atualmente, especificamente, sono inadequado, dificuldades para cair no sono e pesadelos persistentes na infância, comparados com pessoas sem as dores de cabeça. E essa relação persistiu após considerarem o histórico de problemas de humor e ansiedade.

Fonte: Headache: The Journal of Head and Face Pain. 08 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários