Notícias de saúde

Estudo indica como a falta de sono pode afetar o coração

08 de dezembro de 2008 (Bibliomed). A falta de sono pode ser um dos mecanismos relacionados ao aumento do risco cardiovascular, segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo apresentado no 25º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, realizado em Salvador, Bahia, de 3 a 6 de dezembro de 2008.

Vários estudos indicam que essa relação entre o número de horas dormidas e o risco cardiovascular pode estar associada ao fato de a privação do sono (dormir menos de 5 horas por noite) aumentar as chances de desenvolver hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

O novo estudo, por sua vez, indica que a falta de sono pode causar uma alteração da repolarização ventricular – uma anomalia detectada no eletrocardiograma que mostra uma área do ventrículo do coração que está falhando, causando um tipo de arritmia cardíaca. E esse pode ser um dos mecanismos que aumentam o risco cardiovascular nessas pessoas.

Os pesquisadores avaliaram 20 homens saudáveis com idades entre 20 e 25 anos e que foram submetidos à privação do sono. Os voluntários foram divididos em três grupos: grupo controle, grupo privação do sono por 48 horas, e grupo privação do sono REM (redução importante do período de sono por 96 horas). E os pesquisadores avaliaram a atividade neurológica com o eletroencefalograma, e o coração com o holter de 24 horas.

Os resultados mostraram que a variabilidade da freqüência cardíaca tanto no domínio do tempo como no domínio da freqüência no período de 24 horas não apresentaram diferenças significativas. Já o comportamento do intervalo QT – tempo que decorre desde o princípio da despolarização até o fim da repolarização dos ventrículos – foi diferente no grupo submetido à privação do sono REM, quando comparado aos demais grupos.

Com isso, os especialistas concluíram que a repolarização ventricular é alterada com a falta do sono e pode ser um dos mecanismos que explicam o aumento do risco cardiovascular observado nesse grupo de pacientes.

Fonte: 25º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, realizado em Salvador, Bahia, 3 a 6 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários