Notícias de saúde

Selênio pode ajudar a retardar a progressão da Aids, indica estudo

02 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Aumentar a produção de proteínas que contenham selênio nas células do sangue pode ser uma forma de retardar a multiplicação do vírus da Aids, segundo estudo publicado no Journal of Biological Chemistry.

O selênio é um micronutriente que o corpo precisa para manter o metabolismo normal. E, incorporado a proteínas, ele forma um aminoácido chamado selenocisteína. De acordo com os pesquisadores, essas “selenoproteínas” são especialmente importantes na redução do estresse causado por uma infecção, retardando a propagação da doença.

Na pesquisa, os cientistas isolaram células sangüíneas de pessoas que não tinham o HIV, e infectaram essas células com o vírus. Em seguida, adicionaram pequenas quantidades de um composto de selênio – o selenito de sódio – nas culturas de células para ver o efeito na replicação do vírus.

E os resultados indicaram que a adição de selênio inibiu a replicação do HIV em pelo menos dez vezes, comparado com a cultura de células que não receberam o micronutriente. Além disso, reduzindo a produção do selênio na selenoproteína TR1, eles obseravaram um aumento de 3,5 vezes na replicação do vírus.

“Isso confirma que, enquanto o aumento da expressão do TR1 tem um impacto negativo na replicação do HIV, a redução ajuda o vírus a se replicar mais eficientemente, explicou o líder do estudo, Sandeep Prabhu, especialista em imunologia e toxicologia da Universidade Penn State, EUA.

Ele acredita que essa selenoproteína perturba a estrutura clínica da proteína Tat – produzida pelo HIV para desencadear a expressão de outros genes necessários para sua manutenção e replicação. E esse mecanismo reduziria a capacidade de replicação do vírus.

“Uma vez que entendermos completamente a função dessas proteínas de selênio, isso nos dará um empurrão para avançar com drogas mais eficazes”, concluíram os autores.

 Fonte: Journal of Biological Chemistry. Novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários