Notícias de saúde

Tratamento para artrite para eficaz no diabetes tipo 1

08 de março de 2024 (Bibliomed). Um medicamento há muito usado para conter a artrite reumatoide pode ser um poderoso inimigo contra outro distúrbio imunológico, o diabetes tipo 1. Investigadores australianos relatam que o baricitinibe parece ajudar os pacientes recentemente diagnosticados com diabetes tipo 1 a manter a sua capacidade natural de produzir insulina, retardando a progressão da doença.

Os pesquisadores acompanharam os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina ao longo de um ano. Os pacientes foram randomizados para um de dois grupos: 60 receberam baricitinibe, enquanto os outros 31 receberam uma pílula placebo “fictícia”. Nem os pacientes nem os pesquisadores sabiam quais pacientes estavam tomando o medicamento ou placebo.

Os participantes continuaram a receber a terapia habitual com insulina durante todo o ensaio. No entanto, “as pessoas com diabetes tipo 1 no estudo que receberam o medicamento necessitaram de significativamente menos insulina para o tratamento”, observou Kay. No entanto, nenhum dos participantes conseguiu abandonar completamente a terapia com insulina.

Em termos de controle de açúcar no sangue, os pesquisadores disseram que o baricitinibe melhorou as medidas de açúcar no sangue avaliadas com o uso de monitoramento contínuo da glicose. Os testes também mostraram que tratamento com baricitinibe preservou a capacidade das células beta pancreáticas de secretar insulina, sugerindo uma progressão mais lenta da doença.

Em relação a quaisquer efeitos colaterais do medicamento, a frequência e a gravidade dos eventos adversos foram semelhantes nos dois grupos de estudo, e nenhum evento adverso grave foi atribuído ao baricitinibe ou ao placebo.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2306691.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários