Notícias de saúde
10 de novembro de 2008 (Bibliomed). Um coração artificial desenvolvido por cientistas franceses deve ser testado em humanos em breve, segundo anunciou, neste mês, o cirurgião Alain Carpentie. A previsão é que os testes se iniciem em 18 meses a dois anos, com a esperança de que o órgão artificial ajude, inicialmente, pessoas que sofreram um infarto ou que têm insuficiência cardíaca.
O dispositivo, que tem o formato de um coração humano e bombeia o sangue no mesmo ritmo do órgão, usa um sensor eletrônico para controlar a taxa cardíaca e o fluxo sangüíneo, permitindo respostas imediatas às necessidades do pacientes por mais ou menos sangue. Esse mesmo tipo de sensor é usado para medir a pressão do ar e a altitude em aeronaves.
O coração artificial foi testado apenas em animais, mas não foi observada nenhuma complicação. E os especialistas destacam que ele é mais parecido com o natural do que os desenvolvidos anteriormente, sendo o primeiro a variar automaticamente a velocidade de bombeamento do sangue e a ter duas “bombas” – que enviam sangue aos pulmões e ao resto do corpo.
Além disso, ele é feito de materiais naturais, incluindo polímeros e tecido de suínos, que não causaram problemas como rejeição ou formação de coágulos, comumente observados em outros órgãos artificiais. Por isso, segundo os especialistas há uma chance real de o dispositivo se tornar “clinicamente útil em um pequeno espaço de tempo”, oferecendo esperança para os pacientes nas filas de transplante.
Fonte: IrishHealth. 05 de novembro de 2008.
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.
Veja também