Notícias de saúde

Morre o primeiro paciente a receber coração de titânio

Belo Horizonte, 07 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Médicos norte-americanos anunciaram, na semana passada, a morte do primeiro paciente no mundo que recebeu um coração totalmente artificial, o AbioCor. Robert Tools, 59 anos, estava internado no Hospital Israelita de Louisville, no Kentucky, e foi vítima de uma severa hemorragia abdominal.

Há cinco meses, Tools teve implantado um coração experimental de plástico e titânio. Segundo os médicos da Universidade de Louisville, onde o transplante foi realizado, Tools não morreu por problemas no funcionamento de seu coração artificial, mas em decorrência de dificuldades com a terapia anticoagulação a que vinha sendo submetido.

Há cinco meses, Tools tinha apenas 9% de chances de sobreviver 30 dias. Com a operação, sua expectativa de vida foi multiplicada. O paciente era diabético e tinha problemas renais crônicos. Os médicos consideraram o implante do órgão de plástico e titânio um sucesso, já que Tools apresentou progressos e passou a desfrutar de uma relativa qualidade de vida.

Em meados de novembro, no entanto, o estado de saúde do paciente começou a apresentar problemas. A deterioração de seu quadro clínico resultou em uma parada cardíaca. O transplante do AbioCor em Tools foi a primeira intervenção deste tipo realizada no mundo. O procedimento significou um grande avanço em relação aos corações utilizados na década de 80.

Depois de Tools, outras cirurgias semelhantes já foram realizadas. Em outubro, os médicos da Universidade da Califórnia (Ucla), em Los Angeles, transplantaram o AbioCor com sucesso em um homem de 70 anos, o quarto paciente a receber um coração totalmente artificial.

A intervenção foi feita no Centro Médico da Ucla e durou 11 horas. O AbioCor não está disponível no mercado e só pode ser transplantado em pacientes que fazem parte de um programa específico. O Centro Médico da Ucla é um dos cinco hospitais dos Estados Unidos que participam dos estudos com o coração artificial.

Além dos transplantes realizados em Tools, em julho, e do paciente de 70 anos, que não teve o nome divulgado, já receberam um coração artificial dois pacientes: um, também em Louisville, e outro, no hospital St. Luke, em Houston, no Texas. As duas cirurgias ocorreram em setembro.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários