Notícias de saúde

Estudo associa ganho de peso na infância a maior risco de doenças alérgicas

17 de outubro de 2008 (Bibliomed). O ganho de peso no início da infância pode aumentar os riscos de doenças alérgicas, principalmente os riscos de sibilância (chieira) entre os meninos, segundo estudo britânico apresentado no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Européia. “O aumento da prevalência de doenças alérgicas tem ocorrido paralelamente com a epidemia de obesidade, sugerindo uma possível associação”, escreveram os autores.  

Para avaliar a relação do crescimento até os cinco anos de idade com chieira, eczema (tipo de alergia na pele) e atopia, os pesquisadores acompanharam, desde o nascimento, 720 crianças, examinando-as aos três e cinco anos de idade. Os pais responderam questionários, e as crianças, aos três e cinco anos de idade, foram pesadas, medidas, examinadas e fizeram testes de pele.     

E os resultados indicaram que, entre os meninos, um maior peso ao nascer estava associado a um menor risco de ter chieira aos três e aos cinco anos de idade. Porém, exames realizados quando as crianças tinham três anos de vida mostraram que os meninos com maior índice de massa corporal (IMC) tinham mais chances de apresentar chieira no período. E o mesmo acontecia quando as crianças tinham cinco anos – um maior IMC, nessa idade, estava associado com o problema.

Os autores destacam, porém, que nenhuma dessas associações foi observada nas meninas. Entre elas, houve uma significativa ligação do IMC, aos três e cinco anos, com o desenvolvimento de eczema, mas essa relação não foi confirmada.

“Um maior ganho de peso foi associado com risco aumentado de doenças alérgicas no início da infância. A força dessa associação variou com sexo, doença alérgica, e com o tempo dos resultados no desenvolvimento da criança”, concluíram os autores.

Fonte: ERS Annual Congress. 08 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários