Notícias de saúde

Falta de sono pode causar problemas psiquiátricos, diz especialista

07 de outubro de 2008 (Bibliomed). A falta de sono pode ser a razão de cada vez mais australianos estarem sendo diagnosticados com depressão, déficit de atenção e hiperatividade, segundo o americano Robert Stickgold, professor de psiquiatria de Harvard. Em estudo apresentado, neste mês, em conferência sobre o sono realizado na Austrália, o pesquisador destaca que a deprivação do sono pode causar distúrbios psiquiátricos.

“É inacreditável se for provado ser concreto, e isso sugere que acompanhar de perto os hábitos de sono de pessoas com distúrbios mentais poderia ser a chave para tratar sua condição”, disse o especialista.

No evento, o pesquisador apresenta evidências, inclusive de estudos com crianças com apnéia do sono, de que distúrbios do sono afetam a saúde mental. “Essas crianças têm o sono consideravelmente perturbado e são cinco vezes mais propensas a ter transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, mas, se você tratar sua condição, removendo suas amídalas, o TDAH melhora drasticamente”, explicou. 

De acordo com Stickgold, essas evidências indicam que problemas psiquiátricos, incluindo transtorno bipolar e ansiedade, são, pelo menos em parte, causados ou aumentados pela falta de sono. E, por isso, uma maior atenção aos padrões de sono e o tratamento da apnéia podem ajudar a reduzir os riscos e tratar problemas como a depressão.

Fonte: The Canberra Times. 03 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários