Notícias de saúde

Obesidade pode ser responsável por 6% dos cânceres nos EUA

19 de setembro de 2008 (Bibliomed). A obesidade contribui para cerca de 6% da incidência de câncer nos Estados Unidos e têm afetado as recentes tendências nas taxas de incidência de alguns tipos de câncer no país, segundo estudo do Departamento de Saúde Pública de Connecticut. De acordo com os autores, a epidemia de obesidade no país pode, em parte, atrapalhar a meta da Sociedade Americana de Câncer de redução de 25% na incidência do câncer até o ano de 2015.

Para o levantamento, os especialistas compararam os riscos relativos estimados para a obesidade e para o peso normal em diversos estudos; consideraram a prevalência de adultos obesos dos últimos levantamentos nacionais; e estimaram os números de cânceres incidentes atribuídos à obesidade no ano de 2007.  

As análises mostraram que 33.966 novos cânceres (4% dos cânceres estimados) em homens e 50.535 (7%) em mulheres foram diagnosticados no ano passado. Isso quer dizer que cerca de 6% de todos os casos da doença podem ter sido causados pela obesidade.

De acordo com os pesquisadores, “sem o impacto das crescentes taxas de obesidade, as taxas de incidência poderiam ter declinado (em vez de terem permanecido estáveis) de 1988-1994 a 2001-2004 para câncer de útero, de mama e outros tipos”. Por isso, eles destacam a obesidade como um importante fator no aumento da prevalência de câncer entre os americanos.

Fonte: Cancer Detection and Prevention. 13 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários