Notícias de saúde

Ômega-3 pode proteger pacientes com insuficiência cardíaca, diz estudo

02 de setembro de 2008 (Bibliomed). Uma cápsula diária de óleo de peixe, rica em ômega-3, pode reduzir a mortalidade e a admissão hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca, segundo estudo italiano publicado na revista científica “The Lancet”.

A insuficiência cardíaca ocorre quando a ação enfraquecida de bombeamento do coração provoca um acúmulo de líquido nos pulmões e tecidos do organismo. De acordo com a American Heart Association, a principal causa é um ataque cardíaco ou de doença arterial coronária.

No estudo, quase 3,5 mil pacientes com insuficiência cardíaca crônica receberam uma cápsula diária com um grama de ômega-3, enquanto o mesmo número de participantes recebeu placebo.

E os resultados indicaram que, no grupo que consumiu o nutriente, 27% morreram, contra 29% do outro grupo, representando uma redução de 9% no risco relativo do primeiro grupo. Além disso, os autores concluíram que essa prática seria eficaz na redução da mortalidade por qualquer causa e das admissões hospitalares por razões cardiovasculares.

Fonte: The Lancet. Agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários