Notícias de saúde

Consumo de álcool na gestação compromete estado neuropsicológico do bebê

25 de agosto de 2008 (Bibliomed). Um estudo apresentado, neste mês, no Congresso Brasileiro de Neurologia confirma que o consumo de álcool na gestação pode comprometer o estado neuropsicológico do bebê. De acordo com o neurocientista José Mauro Braz de Lima, autor do estudo, mães que consomem algum tipo de álcool durante a gestação expõe o bebê a desenvolver síndrome alcoólica fetal.

Essa condição causa problemas neurológicos e psicológicos, como retardamento mental, déficit cognitivo e de atenção, problemas comportamentais, déficit escolar, malformações cardíacas, renal e de outros órgãos. Além disso, em casos graves de alcoolismo, podem ocorrer abortamento e morte fetal.

Segundo o pesquisador, a síndrome é uma condição clínica freqüente e de alta prevalência. Dados norte-americanos e europeus estimam que cerca de 10% a 20% das mulheres grávidas façam uso de bebidas durante a gestação de maneira consistente e preocupante. Projetando os dados para o Brasil, esses números tendem também a serem elevados.

O neurocientista explica que não se trata apenas do alcoolismo crônico (forma mais grave), mas de significativos riscos do consumo eventual mais ou menos freqüente relacionado à exposição da criança ao álcool ainda dentro do útero.

Em seu livro “Álcool e Gravidez – Síndrome Alcoólica Fetal, Tabaco e Outras Drogas”, lançado durante o evento, o especialista aponta o sério problema da relação entre dose e concentração sangüínea. Com uma dose padrão, a mãe apresenta teor de álcool no sangue de aproximadamente 0,2 g/l para um peso de 60 a 70 kg; enquanto, no feto, a concentração recebida pelo cordão umbilical é a mesma para um peso muito menor, representando perigo.

Ainda não está clara a quantidade de álcool que pode provocar as manifestações da síndrome alcoólica fetal. Porém, as recomendações da Organização Mundial da Saúde são para a abstinência total durante a gestação para prevenir danos neuropsicológicos no bebê.

Fonte: Trixe Comunicação Empresarial. News release. 19 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários