Notícias de saúde

Maioria dos suplementos emagrecedores tem componentes perigosos para o coração

19 de maio de 2008 (Bibliomed). Três quartos dos suplementos para perda de peso comprados pela internet como parte de um estudo americano continham ingredientes que poderiam causar distúrbios letais no ritmo cardíaco. Os pesquisadores do "Texas Heart Institute" anunciaram, na última semana, que de 12 suplementos testados, oito continham pelo menos um componente associado a complicações cardíacas.

E o que é ainda mais grave, segundo os especialistas, é que, apesar de trazer informações sobre os ingredientes no rótulo, eles não alertam sobre os possíveis efeitos adversos no ritmo cardíaco.

Eles destacam que há uma falsa sensação de segurança dos consumidores desses produtos, pois, "muitas pessoas supõe que a FDA (Food and Drug Administration - órgão dos EUA que regulamentam alimentos e medicamentos) assegura a segurança e eficácia dos suplementos". Mas o que acontece é que esses produtos, assim como acontece no Brasil, não passam pelos mesmos procedimentos usados para a aprovação de medicamentos.

No estudo, os especialistas usaram sites de busca na internet para encontrar as 12 marcas de pílulas emagrecedoras mais procuradas. Eles compraram e analisaram os produtos, identificando um total de 11 ingredientes associados com pelo menos uma complicação cardíaca ou morte.

Os autores não divulgaram as marcas, mas fizeram uma lista dos ingredientes que podem causar algum problema. Entre eles, há um tipo de efedra chamado Ma Huang, que foi banido dos EUA pela FDA em 2004, e a raiz de alcaçuz, que pode reduzir os níveis de potássio e alterar o sistema elétrico do coração. Além de outros com efeitos mais leves, como o guaraná, a cafeína e o chá verde.

Os autores destacaram que não estão dizendo para as pessoas não tomarem essas pílulas, mas procurando alertar essas pessoas sobre os riscos de se consumir essas produtos. Eles ainda alertam aos médicos sobre a importância de questionar os pacientes sobre as substâncias que estão consumindo, principalmente se eles já têm problemas cardíacos.

Fonte: Heart Rhythm 2008

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários