Notícias de saúde

Radiações solares podem proteger contra o câncer da próstata

18 de fevereiro de 2008 (Bibliomed). O câncer de próstata é um dos tumores mais freqüentes no sexo masculino. Costuma afetar indivíduos com idade avançada, sendo mais comum na população de raça negra. A maioria dos tumores apresenta evolução indolente, porém usualmente são observadas metástases quando da identificação do câncer.

Segundo pesquisadores ingleses da University Hospital of North Staffordshire, a exposição a radiações solares no espectro ultravioleta poderia ter uma ação protetora contra o surgimento de câncer na próstata. O objetivo da pesquisa foi determinar se o tipo de pele e o contato com luz ultravioleta estão ligados a modificações no prognóstico do tumor.

Participaram da análise 553 homens com diagnóstico de tumor prostático, os quais responderam a um questionário padronizado. Os resultados divulgados revelaram que o nível de exposição à luz solar na faixa ultravioleta nos últimos 30 anos relacionou-se inversamente com a chance de desenvolvimento de câncer prostático em estágio avançado. Da mesma forma, o tipo de pele também exerceu influência no risco de ocorrência de tumores avançados.

Com isso, os autores concluem que a exposição acumulada a radiações ultravioleta apresenta atividade protetora contra o câncer de próstata avançado. O estudo foi publicado na revista médica Cancer Detection and Prevention.

Fonte: Cancer Detect Prev. 2007. PMID: 18061372.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários