Notícias de saúde

Vitamina B12 Oral é Tão Boa Quanto a Injetável, Diz Estudo

Por Pippa Wysong

TORONTO (Reuters Health) - As pessoas que necessitam de reposição de vitamina B12 podem não precisar tomar uma injeção no braço. Em vez disso, podem usar uma forma da vitamina que se dissolve embaixo da língua.

Em um estudo apresentado no 28o. Congresso Mundial da Sociedade Internacional de Hematologia, os pesquisadores revelaram que uma forma sublingual da vitamina é tão efetiva quanto a injeção intramuscular.

A vitamina está disponível na forma de pequenas pastilhas que devem ser colocadas embaixo da língua para serem dissolvidas.

Pinhas Stark, do Instituto de Hematologia e do Departamento de Gastroenterologia do Centro Médico Rabin, em Peth Tiqva (Israel), relatou que os níveis sanguíneos de 18 pacientes com deficiência de vitamina B12 evoluíram para níveis normais em apenas poucos dias de tratamento.

Do grupo de pacientes, cinco tiveram anemia perniciosa, dois tiveram doença de Crohn severa e sete eram vegetarianos. Todos começaram com níveis de vitamina B12 (também chamada cobalamina) perto da metade do que deveriam ter. Quatro pacientes tinham sido doadores de sangue por longo período, mas não eram anêmicos.

O estudo foi realizado porque as injeções de vitamina B12 são um problema para muitos pacientes e levam ao abandono do tratamento.

"As injeções podem ser dolorosas e problemáticas para pacientes com tendência ao sangramento ou pacientes extremamente magros. Pode ser difícil administrar a pacientes velhos ou inabilitados e dispendioso quando a injeção é feita por profissionais de saúde", disse Stark.

Os pacientes foram orientados para colocar duas pastilhas sublinguais diariamente por um período de sete a dez dias, metade uma hora antes do café da manhã, depois de beber um copo de água. Cada pastilha contém 1 mil microgramas de vitamina B12 e está disponível em farmácias.

Todos os pacientes eventualmente alcançaram níveis sanguíneos normais de vitamina. A maioria dobrou ou quadruplicou seus níveis inicias deficientes e nenhum efeito colateral foi relatado.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários