Notícias de saúde
04 de dezembro de 2007 (Bibliomed). Um artigo bastante curioso foi publicado recentemente pela revista eletrônica ScienceNOW, no qual se aborda uma possível associação entre o período de fertilidade de uma mulher e a sua forma de expressão corporal.
Diferentemente dos outros animais, as mulheres não entram no cio quando estão no período fértil. Entretanto, segundo pesquisadores da Universidade do México, o corpo feminino apresenta ‘sinais’ que podem ser percebidos pelo sexo oposto, os quais indicariam que a mulher está no período de ovulação.
A observação desses ‘sinais’ foi feita a partir da análise de mulheres que trabalham como dançarinas de strip-tease. Os pesquisadores avaliaram, a partir de questionários, durante um período de 60 dias, 5.300 dançarinas. O objetivo era estimar quanto ganhavam de gorjeta a cada dança, nos períodos em que estavam ovulando, menstruando, ou quando estavam fora do período fértil. Elas foram comparadas àquelas que usam pílulas anticoncepcionais.
Intrigantemente, os pesquisadores observaram que no período fértil, as dançarinas ganhavam mais gorjeta e menos, quando estavam em período menstrual. As mulheres que usavam pílulas anticoncepcionais comparativamente às que não utilizavam tal método contraceptivo, ganhavam menos gorjetas.
Os investigadores acreditam que, quando uma mulher está em seu período fértil, ela emite alguns ‘sinais corporais’, que são capazes de serem percebidos pelos homens, despertando ainda mais a atenção dos mesmos. Seria uma espécie de dança de atração, muito mais que apenas feromônios, mas nada ainda comprovadamente afirmado.
Fonte: Science NOW Daily News; (October 2007)
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também