Notícias de saúde

Confirmada a influência do pelo de gato sobre asmáticos

20 de novembro de 2007 (Bibliomed). A asma é uma doença crônica, marcada por episódios recidivantes de falta de ar, chiera, tosse seca predominantemente noturna, dentre outros sintomas. Estima-se que mais da metade dos casos de asma está associado a alergias. Pesquisadores norte americanos publicaram um estudo na revista Journal of Allergy and Clinical Immunology, onde afirmam que pelo menos 29% das alergias, relacionadas à asma, têm como fator desencadeante o contato com pêlos de gato.

A confirmação da alergia aos felinos, através de testes cutâneos, triplica o risco de surgimento da asma. A pesquisa incluiu 10.508 pessoas, com idades entre 6 e 59 anos, as quais foram avaliadas quanto à sua sensibilidade a 10 alérgenos ambientais comuns. Os resultados divulgados confirmaram que 56,3% dos casos de asma, estavam ligados a manifestações de alergia.

Por sua vez, ainda são conflitantes os resultados da exposição precoce ao pêlo de gato, no risco de desenvolvimento de alergia e subseqüentemente de sintomas asmáticos. Alguns investigadores defendem a idéia de que o contato com os alérgenos, presentes no pelo dos felinos, ainda na primeira infância, poderia agir como fator de proteção contra o desencadeamento da alergia a estes animais, em fase posterior da vida.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology 2007 (Sept. 27). Online edition.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários