Notícias de saúde

Acupuntura funciona no tratamento da insônia?

21 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A insônia é um problema que perturba inúmeras pessoas. Terapias medicamentosas e comportamentais já estão sendo utilizadas há anos, com resultados satisfatórios para alguns e praticamente sem efeitos para outros. Esse fato leva à procura, por muitos indivíduos, de medidas alternativas para o tratamento dessa enfermidade que, quando crônica, é considerada como uma doença incapacitante, capaz de provocar alterações do humor, diminuição da memória, fadiga e estresse.

Em virtude dos incontáveis métodos de medicina alternativa que estão surgindo e da busca cada vez maior pela acupuntura, uma prática largamente utilizada em todo o mundo, pesquisadores publicaram uma revisão no Cochrane Database, em julho deste ano, para avaliar a real repercussão dessa última terapia no tratamento da insônia.

Os investigadores avaliaram sete estudos já publicados, que relatavam qualquer forma de acupuntura associada ao tratamento da insônia de qualquer tipo, envolvendo pacientes com idades de 15 a 98 anos, de ambos os sexos e com duração de 6 meses a 19 anos. O total de pessoas avaliadas pelos estudos foi de 540. Foi feito um estudo comparativo entre acupuntura, placebo e outras técnicas. Variantes da acupuntura, como a acupressure, botão auricular magnético e a estimulação elétrica transcutânea – acupoint – também foram analisados.

Poucos estudos esclarecem, de maneira concisa, a eficácia e a segurança da acupuntura no tratamento da insônia, principalmente devido à heterogeneidade dos mesmos e do pequeno número de pesquisas comparativas e estruturalmente adequadas. Alguns artigos sugerem que a acupuntura e a acupressure podem apresentar uma melhora na qualidade do sono, comparativamente ao placebo, ou o não emprego de outros tratamentos. Embora esse fato tenha sido demonstrado, a real eficácia da acupuntura e de suas variantes, em relação ao distúrbio do sono acima, foi inconsistente. Para a correta interpretação dos efeitos dessa técnica alternativa, no tratamento da insônia, mais estudos deverão ser realizados.

Fonte: Cochrane Database Syst Rev.; (3): CD005472 (July 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários