Notícias de saúde

Traumas psíquicos graves podem levar ao stress pós traumático

03 de Agosto de 2007 (Bibliomed). Os eventos geradores de grande estresse emocional, como assaltos, acidentes graves e guerras, podem ocasionar o desenvolvimento de sintomas do transtorno de estresse pós-traumático. Este tipo de distúrbio de ansiedade caracteriza-se pela ocorrência de ataques de pânico, mediante pensamento ou lembrança (flashback) do trauma original. Costuma cursar com dificuldades em manter um sono adequado, irritabilidade, problemas de concentração, esforço em evitar pensamentos ou situações que recordem o evento traumático desencadeante, dentre outras manifestações clínicas.

Os pesadelos são comuns em sobreviventes de trauma físico ou emocional grave, segundo afirmam um grupo de pesquisadores norte americanos, que publicaram um estudo na revista Journal of Anxiety Disorders, em Março de 2007. Os autores procuram avaliar a eficácia de um questionário, que incluía a análise dos flashbacks e pesadelos, relatados por mulheres portadoras de transtorno de estresse pós-traumático desencadeado por estupro.

O questionário mede a freqüência com que a vítima apresenta os sintomas da doença, com ênfase nos sintomas noturnos e na recordação subjetiva do evento traumático. Participaram da pesquisa 34 sobreviventes de estupro, bem como 28 mulheres saudáveis que constituíram o grupo controle. Os resultados encontrados foram suficientes para dar suporte ao uso do questionário, na avaliação das seqüelas psicológicas apresentadas pelas portadoras de transtorno de estresse pós-traumático.

Os autores ainda ressaltam que os flashbacks são mais efetivos em predizer a presença da enfermidade, em comparação aos pesadelos.

Fonte: Journal of Anxiety Disorders 2007 Doi: 10.1016/j.janxdis.2007.03.002.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários