Notícias de saúde

Mesoterapia pode causar infecções bacterianas

02 de julho de 2007 (Bibliomed). A mesoterapia é uma técnica, desenvolvida na França, de aplicação de medicamentos na pele ou na gordura abaixo desta (tecido subcutâneo). Parte do princípio de que, o remédio aplicado, apresenta altas concentrações no local de injeção, com diminuída absorção pelo sangue e conseqüente redução dos efeitos adversos sistêmicos. Esta técnica vem sendo utilizada na terapia estética da celulite e no combate à gordura localizada, a partir do uso de medicamentos que atuam sobre o edema e a gordura. Também possui aplicações no tratamento da calvície e na atenuação de rugas de expressão facial.

Devido à sua forma de aplicação, através da injeção de um composto farmacológico na pele, a mesoterapia pode aumentar o risco de infecções bacterianas no sítio de aplicação. Isso ocorre porque, os microorganismos contaminantes da solução injetada, encontram facilidade em se disseminar pela quebra da barreira de defesa cutânea, secundária à inoculação. Um grupo de pesquisadores desenvolveu um estudo, publicado na revista International Journal of Dermatology, em 2007, onde avaliaram os riscos de infecção inerentes à mesoterapia.

Durante um período de seis meses foram levantados 15 casos de infecção bacteriana, identificada após a mesoterapia. Todos eram do sexo feminino, com idades entre 19 e 52 anos. O período médio de aparecimento da infecção variou de 1 a 12 meses, após a realização da sessão de mesoterapia. Os locais mais comuns de surgimento das lesões foram o abdômen e as nádegas. Os sintomas apresentados pelas vítimas de infecção foram mal estar e febre, além de dor no local da lesão.

Com isso, os autores concluem que a mesoterapia pode ser implicada num maior risco de surgimento de infecção bacteriana, o qual decorre do mau controle da qualidade da substância injetada, e da aplicação pouco asséptica do medicamento, por indivíduos não profissionais.

Fonte: International Journal of Dermatology 2007; 46 (6): 649 – 653 (June).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários