Notícias de saúde

China Prende Membro de Seita Que Se Diz Capaz de Curar Câncer

PEQUIM, China (Reuters) - A polícia chinesa prendeu o fundador de um grupo de meditação que se diz ter poderes sobrenaturais, capazes de curar o câncer e outras doenças, disse um grupo de direitos humanos em Hong Kong na segunda-feira.

A polícia da cidade ao leste de Suzhou prendeu Shen Chang, chefe do grupo Shen Chang Science, em julho. Ele recebeu a acusação de ter provocado caos social e de ter sonegado impostos, disse o Centro de Informação para o Direitos Humanos e a Democracia.

Seguidores de Shen, 44 anos, protestaram ao lado de fora do jornal Trabalhador Diário em 1996, depois da publicação de um artigo criticando o grupo, que teria mais de cinco mil discípulos, disse o Centro em uma declaração.

O grupo tem semelhanças com o banido Falun Gong e o movimento espiritualista Zhong Gong, alvos de combate das autoridades chinesas.

Todas as três adotam a meditação tradicional, conhecida como "qigong", mas também incluem doutrinas filosóficas quase religiosas, que o Partido Comunista enxerga como subversivas.

A China já condenou 151 integrantes do Falun Gong por vários crimes, desde da proibição, no ano passado, dos movimentos espirituais, informou a mídia estatal na semana passada.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários