Notícias de saúde

Uso de flavorizantes na indústria pode causar doenças pulmonares

18 de maio de 2007 (Bibliomed). A bronquiolite obliterante é uma doença rara, a qual apresenta como sintomas tosse, espirros, respiração curta e difícil e, evolutivamente, grave comprometimento pulmonar, sem resposta ao tratamento com broncodilatadores.

Recentemente, uma publicação feita no MMWR em abril, chamou a atenção de médicos e da indústria alimentícia. Trabalhadores que estão em exposição constante a substâncias voláteis, utilizadas na produção de flavorizantes, em especial o diacetil, desenvolveram bronquiolite obliterante.

Os primeiros casos que alertaram a comunidade científica foram de dois funcionários da indústria de pipoca de microondas, um jovem de 29 anos e uma mulher de 40 anos, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Esses indivíduos, no período de 2002 a 2005, desenvolveram uma progressiva perda da função pulmonar, conseqüente ao desenvolvimento de bronquiolite obliterante, após exposições repetidas e sem proteção adequada ao diacetil.

De acordo com pesquisadores, o diacetil é capaz de causar danos severos aos pulmões de animais. Entretanto, por serem utilizadas mais de 2000 substâncias químicas na indústria, para a produção dos flavorizantes, outras substâncias deverão ser investigadas quanto a esses riscos.

Apesar dos flavorizantes utilizados estarem implicados nesses casos, o FDA admite que eles não são capazes de ocasionar qualquer dano ao consumidor.

A partir dos primeiros casos descritos, outros também têm sido relatados em diferentes locais nos Estados Unidos. Em decorrência disso, medidas de proteção aos trabalhadores, como a instauração de exaustores, ventiladores, máscaras e respiradores, além de treinamento apropriado e avaliação periódica da função pulmonar, estão sendo incentivadas. A identificação e associação dos sintomas à exposição têm sido alertadas aos profissionais de saúde, de forma a se tentar estabelecer o nexo causal mais rapidamente.

Fonte: MMWR; 56 (16): 389 – 393 (April 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários