Notícias de saúde

Jovens de todo o mundo se mobilizam pela segurança nas rodovias

16 de maio de 2007 (Bibliomed). Segundo a Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito são os principais causadores de morte de jovens entre 10 e 24 anos de idade e, a cada ano, 400 000 pessoas com menos de 25 anos, perdem suas vidas devido a este fato.

Para discutir a segurança, jovens de mais de 100 países reuniram-se em Gênova, na Suíça, no dia 23 de abril deste ano, para a primeira Assembléia Mundial da Juventude para Segurança das Estradas, dando início à Semana Global de Segurança nas Estradas.

400 jovens participaram do evento, exigindo que medidas de segurança fossem tomadas para a redução do número de vítimas dos acidentes de trânsito e, em apelo, chamavam outros jovens a lutar pelo mesmo fim, seja em campanhas locais ou nacionais.

O alerta seria para todos e se constituiria numa exigência para que os adultos modifiquem suas atitudes para servir de exemplo aos mais novos. Escolas e universidades, políticos, donos de bares, mídia, celebridades, indústria de entretenimentos foram convocados a incentivar o respeito no trânsito, o uso de cintos de segurança e capacetes, o controle da velocidade e a não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir.

Pessoas ilustres, como o Primeiro Ministro da Inglaterra Tony Blair e o músico Moby estiveram presentes, dando seus depoimentos sobre as implicações dos acidentes de trânsito na economia mundial e na vida de milhares de famílias e amigos das vítimas dessas tragédias.

Do dia 23 a 27 de abril, centenas de eventos ocorreram em prol da segurança das estradas em todo o mundo. A esperança é que com essas mobilizações sejam invertidas as estatísticas atuais e que se desenvolva a conscientização sobre os um trânsito seguro.

Fonte: http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2007/pr20/em/index.htlm

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários