Notícias de saúde

Síndrome do pânico e suicídio: depressão é a provável responsável

15 de maio de 2007 (Bibliomed). síndrome do pânico é um distúrbio de ansiedade no qual a pessoa, em decorrência de um estímulo aparente ou não, desenvolve sintomas ansiosos como aumento da freqüência cardíaca, sudorese, tremores, agitação, entre outros.

A associação entre essa desordem e o suicídio ainda é um pouco controversa. Entretanto, alguns artigos sugerem essa possibilidade. Uma outra hipótese que ligaria essas duas situações seria a concomitância de depressão, nos pacientes com síndrome do pânico, o que provavelmente ocasionaria ao desfecho trágico.Um artigo publicado no Journal of Affective Disorders, em abril deste ano, apresenta essa discussão, levantada por pesquisadores da Universidade de McGill, em Montreal, Canadá.

Para concluírem sobre o tema, os autores avaliaram pacientes com transtornos psiquiátricos e de personalidade, assim como aqueles com comportamentos suicidas, através de entrevistas. Apesar do grupo correspondente a pacientes com síndrome do pânico ser pequeno, foi possível perceber que a existência de aspectos suicidas poderia ser justificada pelos distúrbios depressivos também presentes.

A identificação dessas características deve servir como um alerta aos médicos assistentes de pacientes com transtorno do pânico. Dessa forma, poderão ser tomadas medidas efetivas para evitar um fim adverso.

Fonte: Journal of Affective Disorders (April 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários