Notícias de saúde

Exposição de Combate ao Fumo Chega ao Congresso Nacional

Está sendo aberta nesta terça-feira, às 15 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional, a exposição Enxergando Através da Fumaça. A mostra, que fica em Brasília até o dia 31 deste mês, revela como a indústria do tabaco utiliza a propaganda para estimular o vício do cigarro. Também está em foco como o Brasil, Canadá, Estados Unidos, Austrália e outros países reagem a isso.

A exposição é composta por painéis gigantes da atual campanha publicitária do Ministério da Saúde contra o fumo. Além disso, há cartazes que destacam as doenças causadas pelo fumo, as substâncias tóxicas que são ingeridas a cada tragada e a diminuição da expectativa de vida por causa do vício.

Já os painéis mostram o anúncio do cowboy americano Wayne Maclaren, garoto-propaganda de uma marca de cigarro, que morreu de câncer por causa do tabaco. Também está exposta a nova peça publicitária do Ministério da Saúde com o jornalista José Carlos Dias, que teve as pernas amputadas e perdeu o movimento dos braços por problemas relacionados ao abuso da nicotina.

Os visitantes poderão ver ainda displays com figuras de órgãos sadios e doentes (como pulmão e cérebro), vitrines com anúncios de revistas e uma TV tela plana para transmitir a seqüência de filmes nacionais e internacionais de combate ao fumo. As campanhas internacionais (em inglês e traduzidas para o português) estão expostas também em displays com informações sobre as doenças causadas pelo cigarro, como câncer e úlcera, e as complicações para bebês de mulheres que fumam durante a gestação.

Na mostra, os fumantes estão representados por uma parede branca com 45 cabeças de manequim, que têm nas narinas um chumaço de algodão simbolizando a morte. São peças publicitárias informativas para sensibilizar os visitantes em relação aos males causados pelo hábito de fumar.

A exposição foi aberta pela primeira vez em maio deste ano, no Salão Nobre do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, mesmo local e período em que foi realizado o Fórum sobre Mídia e Tabaco. Até dezembro, a mostra deve passar por diversas cidades brasileiras.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários