Notícias de saúde

Terapia por telefone

10 de novembro de 2006 (Bibliomed). A terapia cognitiva comportamental, realizada através de telefone, para o distúrbio obsessivo compulsivo, mostrou resultados positivos semelhantes a tratamentos realizados presenciais (face a face).

Pesquisadores britânicos avaliaram 72 pacientes, portadores do distúrbio obsessivo compulsivo, através de dez sessões semanais, realizadas através de telefonema ou presencialmente. Para avaliação dos resultados das sessões foram usadas escalas de três diferentes tipos, capazes de avaliar os resultados da terapia.

Nos resultados encontrados, a diferença observada entre os dois tratamentos após seis meses foi de apenas 0,55%, ou seja, os dois tratamentos tiveram eficácia equivalente. Os resultados mostraram ainda uma alta satisfação dos clientes em ambas as modalidades de tratamento oferecido.

Os investigadores acreditam que a terapia cognitiva comportamental é eficaz no tratamento desse tipo de distúrbio, porém o tempo gasto leva a longas listas de espera. A intervenção telefônica poderia reduzir o tempo do tratamento e trazer vantagens econômicas.

O estudo foi publicado na última edição da revista British Medical Journal.

Fonte: British Medical Journal. 2006 333: 883.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários