Notícias de saúde

Pessoas com Parkinson podem fazer terapia por telefone

12 de maio de 2020 (Bibliomed). Estudo publicado na revista Neurology avaliou a eficácia da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) por telefone. O estudo incluiu 72 pessoas portadoras de doença de Parkinson, com idade média de 65 anos, que tiveram distúrbios do movimento por uma média de seis anos e depressão por quase três anos.

A maioria dos pacientes estava tomando antidepressivos e muitos já estavam recebendo outros tipos de terapia de conversação. Metade dos pacientes recebeu TCC por telefone e a outra metade recebeu os cuidados usuais, que incluíam tomar antidepressivos e/ou receber outras formas de terapia de conversação em sua comunidade.

Durante três meses, os membros do grupo da TCC receberam sessões telefônicas semanais de uma hora, enquanto continuavam seus cuidados médicos e de saúde mental habituais, concentrando-se em ensinar novas habilidades de enfrentamento e estratégias de pensamento individualizadas para cada paciente.

Os prestadores de cuidados dos pacientes - como um cônjuge, outro membro da família ou um amigo próximo - foram treinados para ajudar o paciente a usar essas novas habilidades entre as sessões. Após os três meses, os pacientes poderiam optar por continuar as sessões de TCC até uma vez por mês, durante seis meses.

No início do estudo, os pacientes tinham uma pontuação média de 21 em uma medida de sintomas de depressão, onde escores de 17 a 23 indicam depressão moderada. Depois de três meses de TCC por telefone, a pontuação dos pacientes caiu para uma média de 14 (depressão leve). Os pacientes de cuidados habituais não tiveram alterações em suas pontuações. Seis meses após o término das sessões semanais da TCC por telefone, os pacientes mantiveram suas melhorias de humor.

Quatro em cada dez pacientes que realizaram TCC por telefone atendiam aos critérios de "melhorar muito" seus sintomas de depressão, em comparação com nenhum dos que recebiam os cuidados habituais.

Fonte: Neurology, news release, April, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários