Notícias de saúde

Apesar da falta de evidências de eficácia, aumenta o número de centros médicos oferecendo tratamento com células-tronco para osteoartrite do joelho

18 de abril de 2018 (Bibliomed). O uso de terapias com células-tronco para o tratamento de várias condições musculoesqueléticas, especialmente a osteoartrite do joelho (OA), está se expandindo rapidamente, apesar de apenas evidências de baixo nível para apoiar seu uso. Os centros que oferecem essas terapias costumam comercializar e cobrar os custos desses serviços diretamente dos pacientes.

Estudo apresentado no American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting (AAOS 2018), que ocorreu de 06 a 10 de março em New Orleans, nos Estados Unidos, objetivou avaliar a relação preço-eficácia dos tratamentos à base de células-tronco  para OA do joelho oferecidos por clínicas privadas.

Foi realizado um estudo transversal prospectivo que em 317 centros norte-americanos que ofereciam terapias com células-tronco diretamente ao paciente para condições musculoesqueléticas. Um total de 273 dos 317 centros foi contatado com sucesso por telefone ou e-mail, usando um paciente simulado de 57 anos de idade com OA de joelho. O paciente fictício fez perguntas preestabelecidas em um questionário no intuito de determinar os preços comercializados e a eficácia da clínica.

Os centros geralmente relataram a proporção de pacientes que tiveram "bons resultados" ou "melhora sintomática". O preço médio de uma injeção de joelho unilateral (mesmo dia) foi US$ 5.156 com um desvio padrão de US$ 2.446 (intervalo de confiança de 95% [IC]: US $ 4.550 a 5.762, n=65). Em relação à eficácia do tratamento, 36 centros forneceram dados com a eficácia clínica média de 82,2%. Dez clínicas reivindicaram eficácia de 90% a 100%, 15 alegaram eficácia de 80% a 90%, dez alegaram eficácia de 70% a 80% e uma alegou 55% de maior eficácia clínica. A proporção média de eficácia clínica alegada foi de 82%, com um desvio padrão de 9,6% (IC 95%: 79,0-85,5%, n=36). Os pesquisadores não encontraram correlação entre os custos do tratamento e a eficácia clínica comercializada.

De acordo com os pesquisadores, a terapia com células-tronco traz um alto nível de expectativas para os potenciais beneficiários, mas ainda não existem evidências claras de ser este um tratamento eficaz para os pacientes. A osteoartrite afeta mais de 27 milhões de norte-americanos e estima-se que 9,9 milhões de adultos sofram de OA no joelho, o que torna os Estados Unidos um mercado atrativo para esse tipo de serviço.

Fonte: American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting (AAOS 2018), 06 a 10 de março, New Orleans - Estados Unidos.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários