Notícias de saúde

Café é bom para o diabetes

06 de novembro de 2006 (Bibliomed). Um novo estudo mostra que a ingestão de café é capaz de reduzir o risco de surgimento de diabetes de tipo II, em até 60%. A pesquisa, publicada no número de novembro da revista Diabetes Care, incluiu pessoas com um risco aumentado para surgimento da doença.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, acompanharam 910 indivíduos adultos por um tempo médio de 8 anos. Após ajuste para outros fatores de risco de surgimento de diabetes, os pesquisadores concluíram que tanto as pessoas que já ingeriram café no passado, como atuais consumidores da bebida (não descafeinada), apresentavam uma redução do risco de cerca de 60%, no surgimento de diabetes, quando comparados com participantes do estudo, que nunca beberam café.

Não está claro de que modo o café é capaz de diminuir o risco do surgimento de diabetes, segundo os pesquisadores. Mais estudos serão necessários para isolar o componente ou os componentes presentes no café, responsáveis por tal efeito protetor.

Fonte: Diabetes Care. November 2006; vol 29: pp 2385-2390

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários