Notícias de saúde

Tratando a dor do cotovelo

11 de outubro de 2006 (Bibliomed). A dor articular, chamada de "cotovelo de tenista" afeta 1,3% da população e é mais comum em pessoas com idades entre 35 e 55 anos. A maioria das pessoas que apresentam esta condição não joga tênis. Mas qual seria o melhor tratamento para este problema?

Uma nova pesquisa australiana adotou três tipos de abordagem para esta condição: na primeira, nada era feito; na segunda, o tratamento era feito com fisioterapia; e na terceira abordagem, realizavam-se infiltrações de corticosteróide na articulação dolorosa.

Dentre as três abordagens, as injeções de corticosteróide, que dão um bom resultado inicial na diminuição da dor e na melhora dos movimentos, se mostraram as menos eficazes depois de 1 ano.

A abordagem do "nada a fazer" consistiu simplesmente em tranqüilizar os pacientes, explicando que o problema viria a desaparecer, devendo os indivíduos evitar determinadas atividades. E o grupo da fisioterapia realizou 30 sessões em um período de seis semanas.

Apesar dos bons resultados iniciais das injeções de corticóide, seguidos pela fisioterapia, depois de 1 ano o grupo em que nada foi feito havia tido uma recuperação completa, enquanto que haviam ocorrido recidivas do quadro nos dois primeiros grupos (principalmente nas pessoas em que a infiltração foi feita).

O estudo foi publicado antecipadamente, na edição online, da revista British Medical Journal.

Fonte: BMJ. 2006 Sep 29; [Epub ahead of print]

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários