Notícias de saúde

Mascar tabaco também afeta o coração

30 de agosto de 2006 (Bibliomed). O uso do tabaco é uma das principais causas da ocorrência de ataques cardíacos, especialmente em homens. Mas até que ponto o modo como tabaco é consumido, poderia levar aos danos já conhecidos ao coração?

Pesquisadores de diversas instituições analisaram mais de 27.000 pessoas em 52 países, buscando obter dados se o uso do tabaco aumentaria a ocorrência de um infarto do coração.

O estudo, publicado na última edição da revista The Lancet, verificou que as pessoas que fumam triplicam o risco de sofrer um ataque cardíaco. Porém, os fumantes "leves", que pararam de fumar, têm um pequeno risco adicional de sofrerem um infarto nos 3 a 5 anos seguintes ao abandono do vício.

Já os grandes fumantes, apesar de apresentarem uma rápida diminuição da incidência de infarto do miocárdio, mesmo após vinte anos, ainda têm um risco adicional, se comparados com não-fumantes.

A surpresa veio quando se analisou o hábito que algumas pessoas têm de mascar tabaco: essa prática mais do que dobra a incidência de um infarto do miocárdio. E, se além de mascar o tabaco a pessoa ainda fuma, existe uma elevação de até quatro vezes no risco de sofrer um infarto.

Fonte: The Lancet, Aug. 19, 2006; vol 368: pp 647-658

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários