Notícias de saúde

Hábitos saudáveis previnem doenças coronarianas

31 de julho de 2006 (Bibliomed). A adoção de um estilo de vida saudável, como dieta balanceada, exercícios regulares, cuidado com o peso e não fumar pode reduzir substancialmente o risco de doença arterial coronariana (DAC). Essa redução se deve a melhora do perfil lipídico (taxas de colesterol e triglicérides no sangue), pressão arterial e outros fatores de risco.

No último número da revista Circulation, um artigo apresentou uma pesquisa na qual foram monitorados 42.847 homens entre 40 e 75 anos, e livres de doença em 1986. Após 16 anos, foram documentados 2.183 casos de DAC.

Os resultados mostraram que homens que não tiveram mudanças no seu estilo de vida durante o tempo de seguimento, comparados com aqueles que assim o fizeram (cuidaram de seu peso, deixaram de fumar, etc.), estes últimos apresentaram uma taxa de risco 27% menor de ocorrência de DAC, mesmo se estivessem em uso de medicamentos anti-hipertensivos ou hipolipemiantes (redutores de gorduras).

Conclui-se que a adoção do estilo de vida saudável pode prevenir a maioria dos eventos de DAC nos homens, mesmo nos usuários de drogas hipolipemiantes e hipotensores.

Fonte: Circulation, Volume 114, Issue 2, July 2006, Pages 160-167.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários