Notícias de saúde

Enjôo nas grávidas é saudável

13 de julho de 2006 (Bibliomed). Estudo publicado no jornal inglês The royal society, diz que vômitos e náuseas matinais em grávidas podem significar uma reação do corpo, com o objetivo de eliminar substâncias que não façam bem à futura mamãe ou ao bebê.

Em uma pesquisa realizada pela University of Liverpool, uma revisão de 56 estudos de 21 países foi feita, para tentar explicar as náuseas e vômitos vividos pelas grávidas. O estudo analisou, em diversas culturas, o conteúdo da alimentação e constatou que a ingestão de determinados alimentos provoca um número maior de vômitos e náuseas.

A grande ingestão de nutrientes específicos estava diretamente ligada ao mal estar. Alimentos como açúcar, chocolate, ovos, estimulantes e carne, os quais possuem grande quantidade de proteínas, gordura, carboidratos ou são muito calóricos, quando ingeridos pelas gestantes, seriam os desencadeantes do mal estar que elas sofrem. O desconforto proporcionado visa eliminar substâncias ingeridas em excesso. Um dado interessante é que a baixa ingestão de cereais estava diretamente ligada a um grande número de crises de vômito.

Fonte: The royal society, Jul 2006-07-12 DOI: 10.1098/rspb.2006.3633

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários