Notícias de saúde

Óleo de peixe combate disseminação do câncer de próstata

30 de março de 2006 (Bibliomed). Homens que ingerem uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, tais como o óleo de peixe, podem ser protegidos contra o desenvolvimento de uma forma agressiva do câncer de próstata.

Cientistas descobriram que os ácidos graxos ômega-3 poderiam bloquear a disseminação de células cancerosas, e acreditam que essa ação poderia vir a ser um tratamento coadjuvante na terapêutica do câncer de próstata em fase inicial.

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são compostos essenciais que funcionam conjuntamente, e que não são produzidos pelo corpo humano. Assim, a ingestão de uma dieta rica nestas substâncias, que contribuem para a boa saúde, é muito importante. As gorduras ômega-6 são encontradas nos óleos vegetais, sementes e castanhas, e as gorduras ômega-3 são encontradas nos óleos de peixes, como o do salmão.

Pesquisadores do Paterson Institute do Manchester's Christie Hospital, da Inglaterra, verificaram que enquanto que os ácidos ômega-6 aumentaram a disseminação das células tumorais na medula óssea, os ômega-3 bloquearam a disseminação.

A pesquisa foi publicada na última edição da revista British Journal of Cancer.

Fonte: British Journal of Cancer (07 Mar 2006) Full Paper

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários